Polícia Civil inaugura DRACO em Sant’Ana do Livramento
Na manhã desta terça-feira, 19, foi inaugurada a nova Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) em Sant’Ana do Livramento. A sede está localizada no mesmo prédio onde funciona a Delegacia de Pronto Atendimento DPPA, na Avenida João Goulart.
No evento, estiveram presentes a Prefeita Municipal Delegada Ana Tarouco, representantes do Executivo Municipal, autoridades políticas, policiais e militares do Brasil e do Uruguai, o Secretário de Segurança do Estado Sandro Caron, o Chefe da Polícia Civil Del. Fernando Sodré, o Subchefe da Polícia Civil Del. Heraldo Guerreiro e o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Del. Cleber Lima.
Sobre a DRACO:
A Delegacia especializada exercerá atividades relativas a crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, latrocínio, extorsão mediante sequestro, furto e roubo de cargas, veículos, caixas eletrônicos, transporte de valores, instituições financeiras, além de outros crimes que demandem investigação especializada ou decorrente da ação de associações ou organizações criminosas.
O titular da Delegacia é o delegado Adriano de Jesus Linhares Rodrigues, responsável por chefiar, em 2017, a Força-Tarefa de Combate ao Abigeato e Crimes Rurais no Estado do Rio Grande do Sul, que veio a tornar-se uma política pública de estado com a criação das DECRABs.
Em sua posse, Adriano comentou que a Delegacia estará a serviço de todos os segmentos sociais, com “profissionais pautados pela defesa da segurança pública, para não exaurirmos mais o bem de grande preciosidade que é o tempo”, e encerrou dizendo que “a missão será cumprida”.
A Prefeita Delegada Ana Tarouco, em sua fala, lembrou de todos os esforços para que a DRACO viesse a ser instalada no município. A Delegacia foi instituída no município em 13 de dezembro de 2018, através de um decreto. No entanto, ainda não havia saído do papel, tornando-se uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura Municipal.
“Os atores políticos, os agentes políticos e os detentores do poder público precisam sair dos ofícios, pegar na mão a demanda e ir atrás. Foi exatamente isso que o Poder Executivo de Sant’Ana do Livramento fez. Não nos limitamos a pedir, fomos ao chefe e levamos uma solução para a instalação da DRACO. A solução foi encontrada e está entregue hoje”, disse.
Para a instalação da Delegacia, foi firmado um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, propondo uma parceria mútua de colaboração com a Polícia Civil, sendo que esta poderá contribuir com a formação técnica dos agentes da futura Guarda Municipal através da ACADEPOL.
Além disso, a Prefeitura Municipal locou um espaço para instalar a Delegacia Regional, na Rua dos Andradas. “Podemos hoje com tranquilidade ofertar à Polícia um espaço, pago pelo Executivo, para que pudesse se instalar a Delegacia Regional, para que pudesse abrir um espaço para a DRACO”, contou a Prefeita.
Sandro Carón falou da importância da DRACO e do fortalecimento da atuação da Polícia Civil na fronteira, “o cidadão de bem de Sant’Ana do Livramento tem que estar totalmente à vontade para ir às ruas, para estudar, para trabalhar, para ter seu lazer, para praticar esportes… quem não pode estar à vontade para ir pra rua é bandido. É para isso que a gente trabalha”, disse o Secretário de Segurança Pública do Estado.
Para fechar a cerimônia, a inauguração foi oficializada com o corte da fita pelas autoridades e descerramento da placa da DRACO. Todos os presentes puderam conhecer as instalações.
Material Relacionado
Os arquivos aqui disponíveis podem estar no formato PDF ou compactados. Para visualizá-los é necessário o software para leitura de arquivos PDF (Foxit Reader) ou 7zip. Caso você não possua o Foxit Reader, clique aqui para efetuar o download. Caso você não possua o 7zip, clique aqui para efetuar o download.
Arquivo(s) Relacionado(s):
Sem Arquivos Relacionados.
Vídeo(s):
Sem Vídeos Relacionados.
Foto(s) - Galeria:
Sem Galeria Relacionada.
Sem Áudio Relacionado.